Código QR do Inglês Quick Response. Um código QR é um código bidimensional (código 2D, código matricial), isso significa que ele contém dados não apenas em uma dimensão (por exemplo, horizontalmente da esquerda para a direita, como os códigos de barras dos produtos, por exemplo, em sua mercearia), mas também em uma segunda dimensão (vertical e horizontal). O acrônimo QR é a abreviação de ” Q uick R esponse”.
Os códigos QR também são frequentemente chamados de códigos de barras 2D. No entanto, essa notação não está correta, porque significa “um código bidimensional que consiste em barras”, embora um código QR seja composto por pixels (os chamados “módulos”) em vez de barras.
O código QR foi inventado pela indústria automotiva. A Toyota pediu ao seu fornecedor Denso Wave que desenvolvesse um código de barras para identificar componentes de maneira fácil e segura. Os geradores QR foram originalmente utilizados em aplicações industriais. Portanto, eles tinham que ser facilmente imprimíveis em forma e tamanho, além de permanecer legíveis quando parcialmente destruídos ou sujos
Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Em 2003 foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares.
O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o “código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada”.